Nesse reveillon, ao desejar aos meus melhores amigos um feliz ano novo, lhes disse: "Que 2024 seja incrível, próspero, cheio de amor e que você tenha TEMPO". 

Com toda sinceridade do meu coração, TEMPO é sem dúvidas uma das maiores riquezas do Universo. Eu desejo que você, caríssimo e estimado leitor, tenha Tempo para sentir o Tempo passando. E sim, eu escrevo "Tempo" com T maiúsculo porque para mim, o Tempo é sagrado, bem como o Amor.

Que esse ano você tenha tempo para acompanhar seus pais ou avós numa consulta de rotina, que na volta você possa fazer uma pequena surpresa e parar para comer um bolo com eles numa padaria, enquanto os ouve falar ou então, enquanto somente observa a passagem do...Tempo. Que eles não sintam que estão te roubando o Tempo! Que não fiquem ansiosos e agoniados pensando que são um fardo, que tudo é pura obrigação. 

Eu desejo que você tenha tempo para ouvir as histórias dos seus filhos, como foi o atribulado dia na escola e os problemas tão mínimos para nós, para importantíssimos para eles. Que você esteja presente quando estiver presente; que não se esqueça de olhá-los nos olhos todos os dias, para que eles se sintam seguros, sabendo que são importantes para você, que você está ali, que eles são mais importantes do que o trabalho, e que não cresçam achando que te devem algo porque você se matou e vendeu o seu TEMPO, para sustentá-los. 

Eu te desejo Tempo para fazer amor sem pressa alguma. Para decorar a íris do teu amor. Para percorrer-lhe o corpo e descobrir cada ponto fraco, assistir a cada póro da pele se arrepiar. 

Eu te desejo Tempo para o "nada", porque a vida não precisa ser preenchida de tudo, o tempo inteiro. Pelo contrário, a filosofia do "bel far niente", que os italianos tanto gostam, que seria "a arte de não fazer nada" na tradução livre, não é um luxo ou luxúria, é fundamental; vital, eu diria. A contemplação da vida, da própria existência, a sensação de tomar consciência de que estamos, de fato, VIVOS, o sentir da respiração, da temperatura corporal, os batimentos do coração, a atenção plena no momento presente, é capaz de nos trazer tanta clareza, aceitação e paz, quanto nenhum remédio controlado será capaz. Nós realmente precisamos subir mais uma vez de cargo, trabalhar mais para trocar de carro, colocar as crianças em mais uma atividade extra escolar, negligenciar todo o resto em prol de grana?

O que nós precisamos é reaprender a gerenciar o nosso Tempo. Quando foi que começamos a demonizar o descanso, a folga, a paz e a tratar o tempo livre como um vilão, um mal a ser combatido? Somos uma geração que desaprendeu como é assistir um filme completo, ler um livro inteiro, sentar na calçada para bater papo, ligar para os amigos para gastar um tempo. Não sabemos o que fazer com o Tempo e muitos de nós têm verdadeiro pavor dele.

Acontece, que quando a pressa nos passa despercebida, é sinal de que paramos de dar o devido valor à nossa vida.

Preste atenção ao que a sua pressa está querendo te dizer. 

E mais uma vez, eu te desejo TEMPO. Para que você seja. Sinta. E exista longe do seu aparelho celular, fora do escritório e principalmente para você mesmo e para aqueles que te amam. Afinal, o Tempo é o melhor presente que se pode dar. Que você use o seu com sabedoria, para não se olhar no espelho um belo dia e não se lembrar de como passou tanto...Tempo.

Com amor, 

Bruna.