Oi queridas da minha vida! Venho compartilhar as tão aguardadas boas notícias! Completei 15 dias de operada e não poderia estar melhor. Vou contar desde a cirurgia e tentar resumir esses 15 dias para vocês.

A cirurgia - O método escolhido por mim e pela minha ginecologista foi a  histerectomia vaginal, com retirada das trompas. Ou seja, sem abertura abdominal. Como eu tive meus dois partos vaginais e meu mioma ainda estava em um tamanho que permitia a via vaginal, achamos melhor. De fato, é o método mais indicado por ser menos invasivo e ter a recuperação mais rápida. Além da via vaginal e abdominal, a histerectomia também pode ser por videolaparoscopia, onde o médico faz o procedimento através de  pequenas incisões (entre 12 e 5 mm) na parede abdominal através das quais é introduzida uma câmara ótica e os instrumentos, na cavidade pélvica (barriga), que permitem a visualização e realização da cirurgia e a remoção do útero também pela vagina. 

Dei entrada no hospital às 7:00h da manhã do dia 20 de outubro e fui para o centro cirúrgico por volta das 8:30. Às 10:00h eu estava no quarto. Minha anestesia foi a raquidiana (a famosa raqui) + sedativo no soro. Eu fiquei sonolenta, mas consciente. Dormia um pouquinho e acordava, mas tive a noção do que estava acontecendo embora não sentisse absolutamente nada da cintura pra baixo. Graças ao meu bom DEUS que me acompanha, eu não tive nenhuma reação à anestesia. Absolutamente nada. 

Só fui liberada para comer e beber água às 16:00hrs. Mas como estava com soro e com sonda (bexiga) nem estava sentindo vontade alguma. A sonda foi outro ponto: Dra. Ivaneide preferiu me deixar com a sonda por 24h para evitar que eu tivesse que me levantar para ir ao banheiro e eu achei bem prático, confesso. Porém, depois da retirada da sonda, demorei uns dias para a minha bexiga voltar ao normal. Aliás, hoje, com 15 dias, minha bexiga voltou 95% ao normal. Eu ainda estou sentindo uma leve pressão quando a bexiga está cheia o que causa uma certa urgência para urinar. E a minha médica disse que é normal, pois 15 dias ainda é pouco para o organismo ter recuperado 100%. 

Fiquei 24h internada, tomei banho antes de vir para casa e saí do hospital caminhando. A parte que mais incomodou nos primeiros 10 dias foram os gases e nos primeiros 5 dias, cólica. Também tomei antibiótico e anti-inflamatório por 7 dias seguidos. 

Eu consegui fazer repouso absoluto nesses 15 dias. Sou muito grata à minha rede de apoio, minha mãe, minhas filhas, amigas e à minha querida Ana, que amorosamente organiza a minha casa e bota uma ordem na bagunça das crianças. Agradeço também à Clara, da Detox Express PS, que me entregou caldinhos prontos deliciosos que me ajudaram muito nos primeiros dias, quando não podemos comer comidas pesadas para não sobrecarregar o intestino. 

O intestino é um capítulo à parte porque o meu é problemático. Eu tenho intolerância à lactose e ao glúten e ele é ruim por natureza, então eu me jogo nos prebióticos para tentar manter a regularidade. A Dra. Ivaneide me passou um laxante, mas com tantos gases eu evitei tomar. Meu intestino foi funcionar 3 dias após a cirurgia. Mas eu já esperava por isso!! rsrs

Em nenhum momento eu senti uma dor insuportável ou algo fora do que havia sido conversado previamente. Foi tudo dentro do previsto. Incluindo a minha "TPM". Como preservamos os ovários, a doutora me avisou que eu poderia sentir os sintomas de uma TPM mesmo (e isso pode acontecer todos os meses) seios inchados, irritação, vontade de comer doces, engordar ou emagrecer rapidamente, pois como ela disse, se tratando de hormônios tudo é possível e cada organismo reage de uma forma. Eu acreditei que passaria ilesa por isso, mas com 10 dias de operada eu comecei com sintomas fortes e clássicos de TPM. Tudo isso que relatei aí em cima! E ainda estou atravessando esse processo. Eu não tenho do que me queixar. Mas a "tpm" me pegou meio de surpresa pois eu nunca tive tpm na vida, nem na adolescência, nem na vida adulta, então estou sofrendo um pouquinho e esperando que passe rápido. 

Quando a minha primeira filha nasceu eu tive muita queda de cabelo, unhas quabradas, fiquei com o cabelo ralíssimo, precisei parar de pintar, tomar inúmeras vitaminas (Pantogar, Monovin A, HaarIntern, ect) e demorei muito tempo para recuperar. Espero que não venha a passar por isso de novo. Mas para prevenir, fiz algumas hidratações que a  Dani,  minha cabeleireira amada e anja me recomendou e comecei a tomar IMECAP. Cair não caiu, mas o IMECAP incorpou bastante os fios. 

Sobre sangramento, eu não tive sangramento intenso, mas estou até agora com um pequeno e constante sangramento. Nos primeiros 10 dias era um sangue mais vivo, vermelho intenso. Agora está como borra de café, porém contínua. 

Alívio: é a palavra que me define. Nesses 15 dias eu não senti dor de cabeça nenhum dia. Para quem tomava em média 2 analgésicos por dia nos últimos meses e que foi parar no pronto socorro com dor de cabeça intensa, isso é uma baita vitória. Coincidência? No way! Minha dor de cabeça tinha causa hormonal, por conta do anticoncepcional contínuo que eu era obrigada a tomar para conter as hemorragias do mioma. Parece que me tiraram 10 quilos. Sério. Mas na baçança mesmo, perdi até agora 1,5kg. Minha meta é perder os quase 6kg que ganhei no último ano. Eu vou chegar lá, mas não estou com pressa. A pressa mesmo eu estou para voltar à minha rotina, poder ir ali ao banco, no mercado, essas pequeninas coisas cotidianas que nos fazem tanta falta. 

Primeira vitória: Na consulta de retorno dos 15 dias eu já fui liberada para tomar meu vinho e uma cervejinha fim de semana que eu gosto! Fizemos uma ultra transvaginal e a cicatrização está perfeita. Nesse último fim de semana, eu fui comemorar, confesso! Dei um pulinho na praia (sem poder entrar no mar ainda) para agradecer tudo, brindar à vida e me senti, pela primeira vez, VIVA de novo. Animada, com disposição! Coisa que eu não sentia há muitos anos. E estou profundamente grata por isso. Os primeiros 15 dias já foram, a primeira alta parcial eu conquistei! Agora é ir retomando a vida aos poucos. É um processo lento. Mas que também está sendo um aprendizado. E vamo que vamo, o verão já chegou na Bahia e eu espero daqui 15 dias vir compartilhar mais boas notícias com vocês! 

Obrigada pela companhia, interação, carinho e preocupação comigo! Essa nossa troca aqui é surreal de tão maravilhosa! Vejo vocês no Insta!

Beijos!

Bruna