No atual cenário que estamos vivendo, muitos casais estão se dando conta que precisam se (re) conhecer e que, embora não devesse ser assim, às vezes dividimos a casa com alguém, mas não dividimos a VIDA e não temos intimidade com quem dorme ao nosso lado.
Nos acostumamos a viver com o piloto automático ligado mas, parece que ele deixou de funcionar.
Eu sempre digo que é fácil amar a ideia que fazemos de alguém. 
É fácil ser feliz esperando o fim de semana para curtir com os amigos, viajar e se distrair. É fácil conviver quando mal se convive, quando se passa mais tempo longe do que junto. 
Difícil mesmo é aguentar o outro quando nem ele mesmo se aguenta; quando os escapes se acabam, a festa acaba e as luzes acendem.

Amor requer intimidade, nudez total, entrega e empatia. Para receber o outro com seus medos e problemas. Qualquer outra coisa sem esses componentes, não há de ser amor, e sim, ilusão; mera distração para uma vida vazia.

Agora me responda, querido leitor, o que acontece com um típico casal do século XXI, quando é confinado em casa, em uma situação totalmente fora de controle, onde todo mundo está sentindo algum tipo de medo e angustia e onde todas as emoções estão exacerbadas? Às vezes dá vontade mesmo de sair correndo, eu sei, mas antes de fazer isso, se faça as seguintes perguntas e anote a resposta em um caderno :

  •    Eu conheço meu parceiro (e eu quero conhecê-lo)?
  •    Ele (a) sabe quem eu sou HOJE?
  •    Estamos caminhando na mesma direção?
  •     Estou só estressada ou estou mesmo pronta para deixa-lo ir?


 E a pergunta mais importante de todas: ISSO VALE A BRIGA? 
Se pergunte isso antes de surtar com a bagunça da casa e com a falta de pró-atividade delo parceiro.

Uma coisa é querer férias, um tempo só para si, estar estressada com o lixo que não é colocado para fora, com a louça que não está se lavando sozinha. Outra coisa é admitir para si que o amor acabou e que é hora de seguirem caminhos diferentes. Estamos enfrentando uma fase onde ninguém está com 100% de discernimento e clareza para tomar grandes e definitivas soluções. Acredito que o momento seja perfeito para nos promovermos uma viagem interior rumo ao autoconhecimento. O momento é para analisarmos e nos darmos trégua. E por que não, aproveitarmos para conhecer de novo o cara (ou a mina) por quem nos apaixonamos? Saber quais estão sendo seus medos e seus planos daqui para frente.
Que tal aproveitarmos esse tempo para resgatarmos a alegria de estarmos um na companhia do outro? Experiemente uma (ou todas!) dessas 5 atitudes hoje:
  •  Organizar um “Jantar da Paz” testando uma receita nova. Os dois podem cozinhar juntos e podem combinar de não falarem sobre questões financeiras, por exemplo
  •  Aprender uma massagem tântrica e ensinar ao love (tem vários canais no Youtube que ensinam!)
  •  Um Quiz divertido e sincero com perguntas sobre o relacionamento (não vale brigar por causa das respostas do outro! )
  •   Um campeonato de vídeo game
  •   Uma rotina de exercícios onde um ajuda o outro


O cérebro precisa sair do “modo emergência” para que a bioquímica negativa do estresse pare de circular e dê espaço para a ocitocina e serotonina e atividades em conjunto, além de serem divertidas, promovem alta liberação desses hormônios e nos ajudam a recuperar a intimidade.

Uma coisa é certa: PRECISAMOS ESTAR BEM CONOSCO PARA PODERMOS ESTAR BEM COM QUALQUER OUTRA PESSOA.
E lembre-se que isso também está acontecendo com o seu parceiro.
Então, tirar o foco do outro e voltar para si, para o que você pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida e assim, ter mais paciência e empatia com o outro, também costuma ser uma boa estratégia para superar uma crise conjugal.


Bruna Stamato