EPHPHATHA! Pronuncia-se “EFATÁ” (essa transliteração é aceita em vários idiomas).
 A palavra aparece diversas vezes na Bíblia, incluindo na popular passagem narrada no Evangelho de Marcos, cap. 7: 31-37, quando Jesus foi chamado para curar um homem surdo-mudo. Primeiro, Jesus tocou-lhe os ouvidos e ordenou: “EFATÁ!” Em seguida, tocou-lhe também a língua e disse: “EFATÁ!”. E foi só o que disse.

Em Aramaico, “Efatá” quer dizer “ABRA-SE” ou “QUE SE ABRA”. 
Você consegue sentir o poder e a autoridade desta palavra? Experimente pronunciá-la em voz alta!

Seguindo a premissa da oração da verdadeira fé, fundamentada na conversa com o Todo, aquela que consiste não na súplica por algo faltante, mas no agradecimento e no ato de tomar posse do que já se tem, ao nos apossarmos também da expressão querida de Jesus e decretarmos ao universo “ABRA-SE”, “EFATÁ!”, estamos movimentando energias fortíssimas!

“Então, voltou os olhos para o céu e disse ‘Efatá’. “Moisés, apontando para o mar, ordenou ‘Efatá’.”

E VOCÊ, como parte inseparável e inegável do TODO, você na sua condição de ser, do “Eu sou”, também pode decretar que as portas que estão fechadas na sua vida se abram.

EFATÁ, UNIVERSO.

Pode decretar que a sua mente se abra para uma melhor compreensão da vida: EFATÁ, CONSCIÊNCIA!
Pode decretar que seu coração, fechado pelo medo e pelos traumas, se abra novamente para o amor: EFATÁ, CORAÇÃO!

Pode decretar que as novas oportunidades se mostrem: EFATÁ, VIDA! EFATÁ!

Pode repetir baixinho todas as manhãs quando abrir as janelas da sua casa, quando abrir os olhos para mais um dia; que dessa forma você também abra os olhos da consciência para enxergar tudo aquilo que não nos é visível.

Pode mentalizar com força e FÉ, quando for a uma entrevista de emprego ou a uma reunião importante.

Pode mentalizar para uma outra pessoa ou para essa sua pessoa que você tanto gosta, mas tem problemas ao se relacionar: “Efatá, efatá”. “Abra-se para mim; deixe-me entrar, eu não lhe farei mal.”

EFATÁ! Quando o seu mar parecer o engolindo; quando a tempestade estiver se formando; quando a escuridão tiver chegado.
Quando o trancarem na última torre, quando o jogarem na masmorra, de agora em diante lembre-se: você tem a mesma chave que Jesus, você é Deus. Abra. EPHPHATHA.