Falar em público é motivo de insônia para a maioria das pessoas.
O medo de esquecer, o medo da reprovação do público e a vergonha em expor a imagem e ser o centro das atenções pode se transformar até mesmo em uma fobia, prejudicando principalmente a área profissional de quem sofre com isso.
A questão é que se queremos alcançar um lugar de destaque, precisamos nos impor e mostrar que estamos preparados para ocupar tal lugar e muitas vezes essa posição diferenciada dos demais, vai nos exigir uma postura e uma COMUNICAÇÃO diferenciada também e por isso, nem sempre conseguiremos fugir de falar em público. Exercícios como treinar a respiração e se concentrar em uma pessoa conhecida na plateia costumam ajudar, mas aqui nesse post eu quero falar de três maneiras práticas que vão te ajudar a se sentir mais confiante e seguro na hora da sua apresentação e garantir uma comunicação assertiva e passar a sua mensagem para o seu público de forma clara:
1- Crie tópicos: Você deve sintetizar a principal mensagem do seu pronunciamento em tópicos e depois complementar com pequenos subtópicos (se preferir pode marcar cada tópico com uma cor diferente, isso ajuda a lembrar mais facilmente). Como no exemplo a seguir:
Palestra de Emagrecimento Inteligente com Técnicas de PNL -
- O
que é PNL - Introdução rápida aos conceitos base de Programação
Neurolinguística (Falar sobre Gatilhos Mentais)
- Como
aplicar a PNL de forma prática no seu dia-dia - Exemplificar cases
de sucesso e ensinar exercícios
- Mudança
na alimentação X Mudança na Mente - O que ocorre com o nosso corpo físico
quando mudamos a nossa autoimagem e por que isso é tão
importante
- Você
é o que você come - Mostrar casos comparativos e introduzir a importância
de procurar ajuda profissional.
Veja que esses tópicos criam um roteiro simples, porém supereficiente
para a sua apresentação e não deixará que você se perca em ideias vagas ou que
fuja muito do assunto. Os tópicos também servem de apoio para quando você não
tem recursos como slide ou vídeo. A dica é para você escrever e levar consigo
para o palco, note que eu destaquei algumas palavras em negrito, por que?
Porque essas palavras destacadas vão me servir de gatilho mental para que eu
não esqueça de abordar assuntos secundários. No tópico 1 eu sei que vou começar
com a introdução então não tem como esquecer disso, mas precisarei falar dos
gatilhos mentais e isso, na hora do nervosismo, talvez eu me esqueça. As
palavras em negrito servem para me lembrar de falar o complemento do tópico, aquilo
que o próprio título do tópico não me lembra, ficou claro? Desse jeito você se
sentirá mais seguro e a sua apresentação ficará mais enxuta e assertiva, direta
ao ponto.
2 - Estude seu público: Acredite, saber exatamente quem te
espera é a chave para a auto - confiança. Vou dar meu exemplo pessoal, certa
vez fui convidada para palestrar no Palácio do Governo de SP, em um evento
especial para mulheres, funcionárias públicas.eu, até então, acostumada a falar
em vídeos e para um público que acessava o meu canal para me ver, me deparei
com mulheres de uma faixa - etária acima da minha e do meu público habitual e
que não me conheciam. Os 10 primeiros minutos de apresentação foram apavorantes
para mim e algumas dessas moças deixaram o auditório, rapidamente eu pensei que
precisava conquistar o interesse delas e ao mesmo tempo, mostrar autoridade,
que havia um Por Quê de eu estar ali como palestrante. Então, esqueci o roteiro
que sempre usava e parti para o improviso, ativei o gatilho do humor (que
sempre funciona) ao ler uma passagem engraçada do meu livro e dessa forma desarmei
a resistência delas e criei conexão direta, ao mostrar uma situação corriqueira
que toda mulher já havia passado ao menos uma vez, de uma forma descontraída.
Desde aquele dia, eu passei a estudar minunciosamente o público de cada
palestra e até mesmo o telespectador de cada programa ou entrevista que eu
participava. Duas dicas que me ajudam muito são: 1 - Crie a sua
Persona. A persona, no marketing, é a montagem do consumidor ideal,
ela concentra características básicas de quem constitui o seu público-alvo e
principalmente, de quem você QUER que seja o seu público-alvo. Então, elabore a
sua Persona, dê um nome à ela, se quiser monte em um cartaz, ofereça-lhe um
rosto, descreva características como escolaridade, renda mensal, idade e defina
dois pontos fundamentais: Qual é a DOR dela e o QUE VOCÊ pode fazer para
aliviar essa dor. É estranho falar de “dor”, mas as pessoas não compram nada
meramente por comprar, elas compram soluções para algum problema, seja físico e
orgânico, como um carro, ou seja, emocional e psicológico, como uma bolsa de
grife. Os dois têm o mesmo propósito: Comprar o carro para me dar conforto e
agilidade e economizar meu tempo ou então validar a minha posição sócio
econômica, nesse caso eu compro um carro para elevar a minha autoestima e
mostrar aos demais que eu sou bem sucedido e eu compro uma bolsa de grife
porque acredito que o custo x benefício vale mais a pena do que comprar 3
bolsas de qualidade inferior ou eu compro para a validação social, para me
encaixar em uma classe econômica elevada e para mostrar que eu tenho recursos.
Do mesmo jeito, ninguém vai à sua palestra para TE VER, as pessoas vão
porque acreditam que o que você tem para falar vai ajudá-las a melhorarem suas
vidas em algum aspecto. E a segunda dica que eu te dou no
estudo de público é para que você assista conteúdos similares ao seu. Se o
evento que você vai participar já teve edições anteriores, assista e analise os
participantes e principalmente o PÚBLICO. Isso chama-se MODELAGEM na PNL e é
muito útil.
3 - Treine sua entonação vocal – Aqui é exatamente isso que você
vai fazer, treinar, na frente do espelho, sua entonação vocal e TESTAR
diferentes tipos de tom de voz. Não é à toa que uma das palestras mais
assistidas do TED é sobre comunicação assertiva, do consultor de som Julian
Treasure, que intitulou sua palestra de “Como falar de forma que as pessoas
queiram ouvir”. Julian fala bastante disso, da importância da entonação para
enfatizar palavras e frases durante uma apresentação, de como usar a entonação
para criar expectativa no público, de como fazer a transição de um assunto para
outro usando a entonação e ainda de como uma palestra pode ser um desastre se
mantiver o mesmo tom de voz do começo ao fim. No estudo do seu público você vai
saber distinguir o tom correto para que combine com assunto que será abordado.
Se você for dar uma aula sobre Glândula Adrenal para médicos endocrinologistas
por exemplo, você provavelmente não poderá usar as mesmas entonações e a mesma
frequência que as usaria se estivesse dando uma palestra motivacional, por
exemplo. Então, essa coerência com o público é imprescindível para garantir a
assertividade da sua comunicação.
Bruna Stamato
Bruna é escritora, palestrante, neurolinguista com ênfase em
Neuromarketing e autora de livros de autoajuda. Siga-a no Instagram
@brunastamato.oficial
Facebook: www.facebook.com/brunastamato
0 Comentários