São tempos difíceis. Sabemos disso. Por isso, não quero começar esse texto enfatizando todas as árduas e exaustivas batalhas que nós, a humanidade, estamos enfrentando. Pois além destas batalhas coletivas, cada um de nós está travando suas próprias batalhas interiores. Eu sei que pode estar muito, muito difícil nesse momento para você, que você já pode estar totalmente sem esperanças, lutando para não deixar uma parte boa de si morrer, lutando para não se afogar no mar turbulento de pensamentos caóticos e de tentativas frustradas. Implorando a Deus para que Ele lhe ajude a preservar a sua fé; os seus sonhos. E a sua esperança de dias melhores. E eu sei porque eu já vivi isso, mais de uma vez para ser sincera.

Onde acordar era uma luta, sair da cama e ir fazer minhas obrigações no modo automático, viver mais um dia sem sentir que existia sentido pra vida. Brigando comigo a todo momento para não me deixar convencer que a vida era para ser só isso mesmo, só seguir os dias preocupada em fechar as contas, trabalhando por trabalhar, existindo por mera obra do acaso. Sem vontade real. Sem tesão. Sem me sentir, de fato, viva. 

A vida às vezes toma um rumo que a gente realmente não queria. Nos leva para onde nunca imaginamos estar, mesmo com todos os nossos esforços para chegarmos onde queríamos. São coisas que fogem do nosso controle. São coisas que muitas vezes a gente não entende porque estão acontecendo. ONDE ERRAMOS TANTO, SENHOR? E ONDE CONTINUAMOS ERRANDO, POIS TEMOS A NÍTIDA SENSAÇÃO QUE NÃO CONSEGUIMOS SAIR DESSE LUGAR?

Deus nos abandonou. Não somos mais boas companhias para nossos amigos. Não temos mais nem vontade de socializar; de sorrir; de sair. Não temos vontade de nada. Nos encontramos num limbo existencial. Deixamos a dureza da vida nos golpear a fundo e adoecer nossas almas. Uma parte de nós tenta bravamente se conformar, afinal, não foi o primeiro nem será o último golpe, a vida é "isso mesmo", mas a outra parte se enche de ira, de revolta, pois não compreende o que a vida está querendo ensinar. E ela vai. Independente de qual seja a lição e o tamanho da dor...ela sempre tem algo a nos ensinar. Eu não posso dizer o que a vida está querendo que você entenda, nem por que coisas ruins acontecem com pessoas boas, apenas, que faz parte da jornada de todo e qualquer ser humano encarnado na Terra. A dor, o medo e a morte nos esperam em algum ponto do caminho. Precisaremos então, desenvolver nossas habilidades emocionais para estarmos um pouco mais preparados quando nos encontrarmos com a tríade da existência humana. 

A mim, uma coisa que a vida me ensinou pelo sofrimento é que nesse breve intervalo de tempo entre nossa estreia por aqui e o fechar das cortinas, encontraremos todo tipo de pessoa pelo caminho e todo tipo de problema e que esperar que eles deixem de existir para que, enfim, comecemos a nos sentir bem, é o mais desperdício de tempo que pode existir. E que nem só de sofrimento se faz a caminhada, vira e mexe vamos encontrar porto-seguros, pessoas que nos sejam lar, amores latentes, poesia no caos para viver e declamar; almas generosas, festas, flores cheirosas. Não podemos deixar é de caminhar.

Caro leitor (a) por mais que tudo esteja nublado e você não esteja enxergando boas perspectivas à sua frente, permita-me contradizer os fatos e te dizer: Viver ainda vale a pena. Pelo simples fato de que viver é uma grande incógnita; uma montanha-russa de olhos vendados e sem cinto de segurança, onde não sabemos o que nos espera depois de cada curva, de cada subida e descida. Apenas sabemos que teremos nossas subidas e nossas descidas, que teremos momentos mais tranquilos e "loopings" de tirar o fôlego. Mas a grande magia de se estar vivo, está justamente no fator imprevisível. Ao final desse texto você pode ter recebido um e-mail que esperava há muito tempo com uma ótima notícia. Você pode ter tido um insight que mudará a sua forma de ver as coisas daqui pra frente. Pode ter descoberto que será pai ou mãe. Enfim, se o hoje está muito duro, ponha-se um passo à frente de si mesmo: olhe para o daqui a pouco. Veja-se num amanhã diferente, onde você experimenta uma sensação de paz de interior. Amanhã tudo já pode ter mudado! Você pode ter topado com o amor da sua vida no transporte público, assim, "do nada". Você pode receber ajuda inesperada, pode conseguir uma nova proposta de emprego. 

Deus é mirabolante, astuto, criativo! E Ele nunca nos abandona ou deixa de nos responder. Nós é que, por vezes, estamos com a mente tão cheia de preocupações e medos que deixamos de escutar a voz sutil da intuição, que Deus sopra em nossos ouvidos e coração. Não se apegue a detalhes ou a um único plano específico, pois o que para nós pode parecer uma maldição agora, na verdade irá se revelar uma bênção ali na frente. Confie em si mesmo, estimule seu amor próprio e tenha a certeza irrefutável que toda a providência está vindo a seu alcance. E que se hoje não deu, paciência. Amanhã dará. Sempre tem um novo amor nos esperando, ou um antigo amor esperando para recomeçar. Sempre tem gente disponível para engatar uma nova amizade, um bichinho esperando para ganhar um lar. Sempre tem uma nova cidade pedindo para ser descoberta, uma oportunidade certa, uma porta esperando para ser aberta!

Sempre tem saída, cicatrização para a ferida; uma solução esperta.

Sempre tem VIDA nos esperando para ser vivida, para nos receber de braços abertos como colo de vó. Viver ainda vale a pena. Vai dar uma caminhada na areia, pisas descalço na grama, conversar com um bebê. Sentir o cheiro do mar, o vento despentear, o coração bater. Vai fazer o que a sua alma tanto pede, sem muita programação. Quebra uns protocolos, uns paradigmas; se despe da necessidade de controle, de perfeição. Vai ver o por-do-Sol e esse espetáculo que a natureza nos proporciona todos os dias, gratuitamente, sem nos cobrar nada. Investe em você, faz um trato com a vida, ACREDITA! Confia na sua tacada! Respira fundo, puxa todo ar que conseguir, seca as lágrimas e deita para dormir, na paz e na segurança de que essa será em breve mais uma fase vencida, que daqui a pouco fará parte do seu passado. 

Viver ainda vale a pena! Até os 48´do campeonato.


Bruna Stamato