Hoje em dia é cada vez mais comum encontarmos profissões que podem ser executadas de casa, no chamado "Home - office", que em tradução livre quer dizer "escritório em casa". Porém, trabalhar de casa e fazer do seu lar o seu escritório nem sempre é o mar de rosas que pensamos. Alguns pontos negativos podem ser encontrados e por isso, hoje trago algumas dicas pessoais e de especialistas, para você otimizar o seu trabalho em casa e organizá-lo de uma forma mais eficaz!


 Trabalho é trabalho:
Quem enfrenta o desafio de trabalhar em casa sabe que nem sempre é possível oferecer 100% de atenção e foco à atividade profissional, pois as atividades domésticas se apresentam a cada instante. Segundo especialistas comportamentais, esse é o pior erro que podemos cometer, misturar o trabalho com os afazeres domésticos. A dica então é para que você organize sua agenda e respeite os horários estipulados para o seu expediente profissional. Que horas você começa a trabalhar? Então, deste horário em diante, até o fim do seu expediente, não desenvolva mais nenhuma atividade que te tire a concentração. Deixe para arrumar a bagunça nos horários livres que sobraram. 

Motivação alta:
Com certeza o quesito "motivação" é um tanto preocupante para a maioria dos profissionais que trabalham em home-office. Como não se tem colegas de trabalho, não é necessário sair de casa e nem ir ao happyhour da firma no fim do dia, muita gente se deixa levar pelo comodismo e acaba por desenvolver uma espécie de apatia e até mesmo depressão.  A OMS, Organização Mundial de Saúde, divulgou uma pesquisa recente com índices elevados de ganho de peso e transtornos de depressão em profissionais que exercem somente trabalhos de casa. Em contrapartida, a própria OMS recomenda que o trabalhador tenha a liberdade de fazer home-office ao menos uma vez na semana, mas uma coisa é certa: Socializar ainda é imprescindível. Por isso, a dica aqui é para que você tire o pijama e os chinelos e se arrume, todos os dias, como se fosse trabalhar fora. Essa rotina ajuda a manter a mente ativa e mais rápida, do que quando você nem escova os dentes ou tira o roupão e já liga o notebook para começar a trabalhar. O hábito de se arrumar, escolher uma roupa e seguir o horário de expediente pode evitar bastante que você caia na armadilha do ganho excessivo de peso e de transtornos como ansiedade e depressão. Que tal começar agora mesmo?!

Você é o chefe:
Mesmo que você não seja o líder da organização, na sua casa, você precisa ser o chefe e dizer aos demais moradores que respeitem o seu horário de trabalho e façam silêncio, que dessa forma contribuam para um ambiente tranquilo que te permita ter foco e não que seja algo extremamente estressante e que acabe fazendo seu rendimento cair. A produtividade em home office tem que ser alta, pois o profissional que opta por essa modalidade ainda enfrenta certa resistência por parte do empregador. 

Bata o ponto:
Se respeite ao ponto de não levar o trabalho para a cama ou para a mesa de café da manhã. Muita gente ainda tem a mentalidade errada de quem trabalha com home office está sempre disponível e confortável, mas a vida fora da tela também existe e é importante. Por isso, bata seu ponto e evite ao máximo responder mensagens e resolver conflitos tarde da noite, ir até de madrugada trabalhando ou ter a qualidade de sono prejudicada, a dica é para que você desligue os meios de contato com os cliente, como faria se saísse para o almoço na firma ou fosse embora para a casa. Fins de semana são fundamentais para renovar as energias! Não os transforme em dias úteis, ok? Dessa forma a sua saúde mental agradece e seu trabalho irá render muito mais!

Pense como organização:
Independente se você faz parte de uma empresa ou é a sua própria empresa, ter uma mentalidade organizacional é um diferencial para garantir a qualidade do seu trabalho. Estipule um lugar para trabalhar, mantenha a postura boa e as suas coisas profissionais em ordem, devidamente arrumadas. A dica é para que você separa por pastas como se fossem os departamentos: Tenha uma pasta da Contabilidade para guardar seus extratos e planilhas de gastos; uma pasta de RH para ter o controle da sua equipe e quem mais trabalha ou já trabalhou com você e a carteira de clientes que é importantíssima em qualquer atividade. 

Bruna Stamato