Pai que paga pensão não faz mais que a obrigação!

Esse texto é pra você , que conseguiu ejacular e fazer um filho, mas que não consegue ser PAI.
Esse texto é pra você lindo! Que se julga ‘O PAIZÃO’ por enviar uma pensão, depois de muita recusa e briga com a mãe do seu filho e depois que foi OBRIGADO por LEI!


É pra você que só é “pai” por obrigação! Esse texto é para você PAIZÃO, que não teve a hombridade de ASSUMIR a paternidade e precisou de um juiz para te obrigar a arcar com algum tipo de “ajuda” financeira.
 E não digo assumir de “APENAS” registrar a criança no cartório, porque isso é moleza! 
Ser pai no papel é fácil, fácil. Difícil é AMAR. É se DEDICAR! É abrir mão da sua vida e das coisinhas tão essenciais à sua sobrevivência, como o seu vídeo game ultra moderno, seu tênis de marca para treinar na sua academia da moda. Vai...quero ver você vender teu smartphone de última geração pra comprar os livros e todo material escolar que o seu filho necessita. Quero ver arrumar 2, 3 empregos, para prover muito mais do que ALIMENTOS que a tua pensão paga. Quero ver faltar nos teus treinos...

Quero ver você prover PRINCÍPIOS. Bons valores. Quero ver você se tornar uma fonte de EXEMPLOS a serem seguidos. Quero ver você ser lembrado com carinho quando deixar esse mundo. Quero ver você se empenhando para sair mais cedo do trabalho para buscar seu pequeno na escola, nem que isso só te renda 20 minutos com ele no dia...quero ver você sendo PAI – Além das lindas fotos nas redes sociais.

Porque ser pai 15 dias ao ano qualquer um consegue ser.
Ser pai nos fins de semana alternados porque é o seu DEVER, muitos podem ser.
Postar foto com a criança quando ela chega limpa e bem tratada da casa da mãe é lindo!
Mas mais bonito ainda é se despencar do outro lado da cidade de madrugada porque o filho está com febre. Mais bonito ainda é segurá-lo no colo, fortemente, enquanto ele berra de dor de ouvido e desejar com todas as forças poder puxar a dor pra si!
Mais lindo ainda é segurar a sua mão na primeira vez de bicicleta sem rodinhas e garantir que segurará a sua mão para sempre, não importam as circunstâncias, não importa quantas outras namoradas e filhos você vai ter, não importa o quão ruim foi a sua relação com a sua ex mulher, para quem é PAI, a única coisa que realmente importa é a felicidade e a presença dos filhos.
Você sabia que não precisa morar com o seu filho para ser presente na vida dele? Você sabia que tem um troço chamado INTERESSE GENUÍNO, legítimo, que te assegura, verdadeiramente, o lugar de Super – Pai no coraçãozinho do teu filho? Você sabia que crianças por mais que pareçam, de bobas não têm nada?

Você sabia que tudo que você faz, ou melhor, tudo que você DEIXA DE FAZER hoje, vai estar te esperando lá na frente na estrada da vida?
Você sabia que teu filho teve a primeira briga na escola? Sabia que ela começou a gostar do primeiro garoto da sua vida? Você sabia que teu filho deixou de comer caldinho de feijão e agora come frango grelhado com saladinha? Se você não sabe desses “meros detalhes” é porque você não sabe ABSOLUTAMENTE NADA da rotina do teu filho. E você não sabe, porque NÃO QUER SABER!! Simples! Não é porque a tua relação com a mãe da criança é ruim, não é pela distância física, não é pela falta de tempo. É porque isso simplesmente não é prioridade para você.
Não é prioridade levar teu filho no campeonato de natação nem levá-lo para uma tarde no shopping para comprar um tênis novo. Pois é...crianças precisam muito de tênis novos. E de roupas; de lazer; de escola. Mas daqui há 20 anos provavelmente ela não lembrará nem da cor do tênis que você deu naquela tarde no shopping...ela lembrará do tempo que vocês passaram juntos, do sorvete que vocês dividiram e das risadas que vocês deram. Porque filhos não precisam SOMENTE da pensão depositada regularmente por mês. Filhos precisam TAMBÉM de atenção, de segurança. De se sentirem AMADOS. Não reclame se você está “perdendo lugar” na vida do teu filho se você não abre mão de absolutamente nada para tê-lo na sua vida.

Bebês não compreendem nada, mas bebês crescem, viram crianças que têm amiguinhos, que têm pais de verdade, que comparam...crianças viram adolescentes que já tem total capacidade de discernimento e uma excelente memória em plena expansão. E adolescentes crescem e se tornam adultos e plenamente capazes de avaliar as situações por si próprios. Não esqueça disso paizão: O tempo VOA.
Tudo bem que você não tenha tempo para ver seu filho toda semana...que você não consiga ligar pra ele todo dia, afinal, na última vez que vocês estiveram juntos (quando foi mesmo?!) ele estava ótimo, quanto drama!
É! Ele estava ótimo! Bem educado, alimentado, saudável. Porque ele tem uma MÃE, que vale por 100 pessoas. Ah, mas isso você já sabe...é por isso que você vive a sua vidinha tão tranquilo!

Pois é! Progenitor tá cheio por aí, ‘PAPAI’ é espécie em extinção.


Bruna Stamato